História

Em 1964, Portugal teve a honra de organizar o 13.º Campeonato Internacional das Profissões, em Lisboa, na Escola Industrial Marquês de Pombal. Com o objetivo de comemorar os 75 anos da WorldSkills, em novembro, esta escola, sob a chancela da WorldSkills Internacional, vai ser anfitriã de uma competição especial designada WorldSkills Commemorative Edition 1950-2025.

75 anos de Skills a moldar o Futuro

A WorldSkills teve início após a Segunda Guerra Mundial, quando a Europa enfrentava uma grave escassez de mão de obra qualificada que ameaçava a recuperação económica. Em 1950, Francisco Albert Vidal organizou em Madrid a primeira Competição de Competências Profissionais para Espanha e Portugal - o início do que viria a tornar-se num movimento global.


Em 1953, juntaram-se concorrentes da Alemanha, do Reino Unido, de França e da Suíça. Em 1958, o evento realizou-se fora de Espanha pela primeira vez, em Bruxelas, consolidando o seu estatuto internacional. Nas décadas seguintes, a WorldSkills expandiu-se por toda a Europa e além-fronteiras, com Tóquio a acolher, em 1970, a primeira competição fora do continente europeu.

No século XXI, a WorldSkills passou a ser mais do que uma competição. A iniciativa One School One Country (2007) ligou as equipas participantes a escolas locais, e Calgary 2009 tornou-se o maior evento de sempre, com 850 concorrentes de 47 países.

Há mais de 75 anos, a WorldSkills tem vindo a moldar o futuro do trabalho e a inspirar gerações a sonhar mais alto. O seu percurso é uma celebração das competências, da inovação e do poder dos jovens para mudar o mundo - uma história que merece ser contada.

Atualmente, a WorldSkills é uma plataforma global que apoia os jovens através de competições de competências, programas de formação e iniciativas de desenvolvimento de capacidades.